Análise – (Gameboy) Pokémon Yellow

Pokémon foi ao longo dos últimos 15 anos dos franchises que mais vendeu.Videojogos, mangas, animes, filmes,trading card games, brinquedos, entre outros, deu um pouco para tudo. No que toca aos videojogos, primeiro foram lançados o pokémon Blue e Red que eram duas versões quase iguais do RPG lançado pela Nintendo em 1999. Posteriormente saiu a versão amarela e é sobre essa que recai a análise.


A 7 de Julho de 2000 foi lançado o que para mim foi o melhor Pokémon jamais lançado nas portateis da nintendo.Este jogo divergia nalguns aspectos fundamentais dos antecessores, o que foi uma mudança positiva.

Remontando aos Pokémon Blue/Red, nós, a personagem principal, tomavamos o papel de um rapaz que começava a sua jornada em Pallet Town, na altura em que nos era dado um Pokémon.A partir dai era sempre a capturar pokémons e a treina-los para que nos fosse possível derrotar os lideres de ginásio de cada cidade (para alem de outros obstáculos). Tínhamos então para escolha possivél três pokémons iniciais.O Bulbasaur, que é um pokémon tipo erva, o Charmander que é um pokémon tipo fogo e ainda o squirtle que é um pokémon tipo água.Logo ai é-nos possível observar uma mudança destes jogos para o yellow. No yellow (Tal como no Anime!!) chegamos tarde demais à entrega de pokémons e ficamos com o único que sobra, um PIKACHU!(pokémon tipo eléctrico).

Sabemos dos anteriores jogos que os pokémons iniciais(Charmander,Bulbasaur e Squirtle) não são capturáveis durante o jogo, logo é natural haver quem pense que neste pokémon yellow como não são personagens que se podem escolher, não podemos te-los.Nada mais longe da verdade, pois ao longo do jogo através de vários eventos que se nos vão apresentando vamos poder ter os 3!! Leram bem, vai dar para ter os 3 starters, coisa até agora impossível sem recorrer a trocas com amigos.

Outra mudança que sobressai é que deixamos de ter membros Random do team Rocket e passamos a ter Jessie,James e o Meowth.Tal como isto os nomes dos treinadores que vamos encontrar mudaram, tudo isto para fazer o jogo o mais parecido ao Anime!

Para além disto, das mudanças mais visíveis podemos destacar os próprios modelos dos pokémon.Até agora tinham sido bastante rudimentares mas no pokémon yellow vemos uma grande mudança que favorece o visual, como podemos observar na imagem a seguir apresentada:

Entre outras mudanças podemos destacar a gruta onde se encontra Mewtwo, que é diferente à dos primeiros dois jogos e o minijogo:Pikachu Surf, presente na versão amarela.

Temos ainda hipótese de trocar pokémons com os nossos amigos e fazer batalhas através do system link.

As premissas continuam a ser as mesmas:

  • Ter uma equipa forte;
  • Vencer as 8 medalhas dos ginásios pokémon;
  • Chegar à liga pokémon e ganhar à Elite4;
  • Vencer ao nosso rival(Gary) vezes sem conta;
  • Apanha-los todos!!(151 pokémon);


Posted on Abril 22, 2013, in Análise de Videojogos and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe um comentário